Rolando Toro

“...Tive uma idéia de uma ciência rítmica que ordenasse musicalmente os movimentos naturais do corpo, sobretudo os “atos” de modo que sob formas nobres e espirituais, distribua o tempo, a intensidade e a força. Algo assim como provocar a musicalidade do Ser.”
Carta de Rolando Toro enviada a sua mulher em 1952.

O que é Biodanza

É um método pedagógico-terapêutico criado, na década de 1970, por Rolando Toro, antropólogo, psicólogo e poeta chileno.

A Biodanza é uma possibilidade para todos aqueles que querem conectar-se com seu próprio corpo, com suas emoções, sensações e afetos, em busca de uma linguagem corporal expressiva que lhe pertença autenticamente.

Consiste em induzir vivências integradoras por meio de:

1 - Música
2 - Canto
3 - Movimento
4 - Gestos universais e lúdicos
5 - Situações em grupo

Seu criador a define: “Biodanza é um sistema de aceleração de processos integrativos a nível celular, metabólico, neuroendócrino, imunológico e existencial mediante ambiente enriquecido com músicas específicas, movimentos integrados e carícias que deflagram vivências”.

Biodanza definimos também como a Poética do Encontro Humano. Seus efeitos são apontados na reeducação afetiva, reaprendizagem dos instintos e renovação orgânica (através principalmente das vivências de transe e regressão), possibilitando a mudança em nosso estilo de vida adoecido.

Saiba mais:

Resultados relatados
Depoimentos
Aplicações
Música, Vivência e Saúde
Metodologia Vivencial
Desenvolvimento dos Potênciais Humanos
Rolando Toro Araneda

Resultados Relatados

Através da Biodanza, cada indivíduo aprende a:

1 - Expressar suas potencialidades, buscando uma vida mais integrada e plena de sentido. Não há imposição de comportamentos, posturas ou movimentos.
2 - Criar harmonia consigo mesmo, gerando uma congruência entre o que sente, o que pensa e o que faz. Assim, a comunicação passa a fluir e acontecer naturalmente.
3 - Auto-aceitação. Um ser que se aceita melhor consequentemente aceitará melhor seu semelhante. Aceitar a si e aos demais através do aumento da Autoestima.
4 - Promover encontros afetivos mais profundos e felizes.
5 - Valorizar o que favorece a manutenção saudável da sua vida e transformar o que não favorece.

É um convite à expressão e um caminho em direção à saúde. As emoções que não se expressam alojam-se em nossos órgãos e nos adoecem. Todo ser humano nasce com potencial para resolver seus problemas. Para isso, é preciso, progressivamente, fortalecer a sua identidade.

A integração da música, do movimento, da dança e do encontro humano afetivo resulta em um sentir profundo, vital, alegre, erótico e transcendente. Segundo relatos de seus participantes, são essas “informações sobre si mesmos” que levam cada um a construir uma existência mais plena e baseada na genuína comunhão vivente com a natureza e com os grupos humanos mais diversos. A comunhão de vida é a essência do sistema Biodanza.

Depoimentos

"Bio" significa "vida", que junto com "danza" dá origem à metáfora: "Biodanza, a dança da vida". Mas, mais do que uma metáfora, é o processo terapêutico mais poderoso que conheço. Participo de um grupo de biodanza há 4 anos e posso testemunhar o poder da biodanza na reabilitalção existencial. Assim que comecei a participar de um grupo, minha vida mudou radicalmente: a maneira de me relacionar com meus filhos, meus pacientes, minha mulher, meus amigos... O mundo deveria fazer Biodanza.
Médico - 48 anos

"A Biodanza é um resgate, um encontro com o meu Eu e com os outros. Sinto-me mais viva pelo contato com o outro."
Fisioterapeuta - 54 anos

"Na Biodanza a razão se transforma em emoção, a esperança em criança e você se reencontra consigo mesmo, no encontro com o outro, num canto, na música, na fluidez da dança e do seu próprio movimento fluindo para o desconhecido, sem retoques, com naturalidade, ardor e muito amor."
Matemático - 44 anos

"A vivência da Biodanza me trouxe aumento da energia vital e sexual, além de refinar meu potencial afetivo, através do encontro com o outro, sem máscaras."
Jornalista - 34 anos

"A Biodanza permite transceder ao espaço cósmico através da musicalidade! Faz bem pra alma."
Arquiteto - 47 anos

Aplicações

Embora os humanos possuam mecanismos reguladores virtualmente idênticos aos dos animais, estes sistemas são frequentemente invalidados pela inibição do neocórtex (através da mente racional).

Esta restrição leva à formação de uma constelação de sintomas, incluindo dor, padrões de enrijecimento e colapso, disfunção cognitiva, ansiedade e uma sensação de intrusão.

A ativação não-regulada e previamente trancada no sistema neuromuscular e no sistema nervoso central pode ser liberada e finalizada, prevenindo e resolvendo os sintomas traumáticos.

A Biodanza age nos seguintes níveis:

• Vivencial
• Neurovegetativo
• Homeostático
• Motor
• Afetivo
• Mental
• Da Comunicação
• De Cuidado da Vida
• Existencial
• Da Consciência
• Transpessoal e de Consciência Ética

Existem atualmente os seguintes Grupos Regulares:

Biodanza para Crianças e Adolescentes
Biodanza para Adultos
Biodanza para Idosos
Biodanza para Casais
Biodanza Familiar
Biodanza para Mulheres Grávidas
Biodanza em Empresas

Aplicações Clínicas e Reabilitação Existencial

Biodanza e Estresse
Biodanza para Doentes Psicossomáticos
Biodanza para Doentes Mentais
Biodanza para Doentes de Parkinson
Biodanza para Doentes de Alzheimer
Biodanza em Anorexia e Bulimia
Biodanza para Deficientes Sensoriais
Biodanza para Deficientes Motores
Biodanza em Transtornos Sexuais
Biodanza para Toxicômanos
Reabilitação Existencial

Música, Vivência e Saúde

Para promover a conexão consigo, com o semelhante e com o universo é preciso priorizar a “vivência”, que definimos como: sensação intensa de viver “o aqui e o agora”, com um forte componente cenestésico.

Durante a vivência, utilizamos elementos musicais selecionados - o ritmo, a melodia e a harmonia - como forma de induzir o ser humano a um estado de saúde.

A música é uma linguagem universal, que altera nosso estado emotivo como também causa mudança na nossa fisiologia. Através da música é possível reconectar-se a ritmos que o homem reconhece desde seus primeiros estágios de vida.

Metodologia Vivencial

1. Vivência - A Biodanza usa uma metodologia vivencial que enfatiza a experiência vivida mais do que a informação verbal; permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão.

2. Reforço da Saúde - Atua com a parte sã da pessoa, a partir do posicionamento de que trabalhando com sua sombra só conseguimos aumentar a escuridão. Aumentando sua resiliência as defesas diminuem, e a possibilidade de vivência aumenta. Em Biodanza não se privilegiam as análises psicológicas, que podem ser um desvio significativo para quando sentimos o corpo. É mais importante despertar o “ser humano musical” que jaz em cada criatura - seria o “programa do porvir”.

3. Aplicações Específicas - Não é uma dança livre, como a expressão corporal e a ginástica rítmica. Está baseada em um Modelo Teórico operatório que permite aplicações específicas e utiliza semântica musical avaliada para tal fim.

4. Encontro e Contato - Durante uma sessão são induzidas situações de Encontro e Contato objetivando a elevação da Inteligência afetiva em cada participante. A unidade afetiva se gera no intercâmbio de uma energia íntima com os outros. “O paraíso é uma forma de relação com o nosso corpo e com as pessoas. Assim, realizamos a união do coração iluminado à consciência.”(Rolando Toro)

5. Linhas de Vivência - As investigações atuais sobre o Potencial Genético nos permitem concluir que o número de potencialidades que o ser humano expressa através de sua vida é uma parte mínima. Esse Potencial Genético é organizado na Biodanza através de cinco grandes conjuntos de desenvolvimento, denominados “linhas de vivência”: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência.

Desenvolvimento dos Potenciais Humanos

Durante uma sessão de Biodanza potenciais humanos são estimulados através da indução de cinco linhas de vivência, da seguinte forma:

1. VITALIDADE: Saúde - ímpeto vital – alegria.
2. SEXUALIDADE: capacidade de sentir desejo, prazer de viver, favorecer as funções sexuais e a fecundação.
3. CRIATIVIDADE: Renovação, expressividade, inovação e fantasia.
4. AFETIVIDADE: Estimular a capacidade de dar e receber proteção, aceitar a diversidade humana e ação da nutrição afetiva (pela amizade, amor e altruísmo).
5. TRANSCENDÊNCIA: Estimular o “ir mais além do Eu”, identificar-se com a totalidade cósmica, sentir-se em harmonia com o ambiente.

Rolando Toro Araneda

Sua vida e sua obra são uma e a mesma coisa:

- Nasceu no Chile em 19 de abril de 1924.
- Foi professor primário, inventou uma cartilha de alfabetização para adultos e desenvolveu a criatividade nas crianças andinas, que expuseram suas obras com muito êxito em Santiago.
- Estudou Psicologia na Universidade do Chile e trabalhou no Instituto de Antropologia Médica da mesma universidade.
- Ministrou a cátedra de Psicologia e Arte na Universidade Católica (Chile).
- Durante os anos 60 realizou estudos de expansão de consciência e criatividade no Departamento de Antropologia Médica.
- No ano de 1974 se mudou para Buenos Aires – Argentina, onde aplicou o Sistema Biodanza a pacientes mastectomizadasna Liga Argentina de Luta contra o Câncer.
- Foi nomeado Professor Emérito da Universidade Aberta Interamericana de Buenos Aires, Argentina.
- Em 1979, mudou-se para o Brasil, onde se estabeleceu um Instituto Privado de Biodanza, logrando a expansão deste Sistema em toda América Latina. Também trabalhou com enfermos mentais no Hospital Psiquiátrico Juqueri de São Paulo e com mulheres mastectomizadas no Instituto do Radium.
- Em 1989, morou por oito anos em Milão, Itália, onde trabalhou com enfermos de Parkinson e Alzheimer nas cidades de Como e Varese. Criou Escolas de Formação de Biodanza em toda Itália.
- Em 1998, regressou à Santiago, de onde dirigiu todo o movimento de Biodanza constituído por Centros e Escolas de Formação distribuídas na Europa, América Latina, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Austrália, Israel, Japão, Nova Zelândia e na Rússia.
- Por toda sua vida desenvolveu o sistema Biodanza.
- Publicou diversas obras de poesias e livros onde expôs seu pensamento.
- Faleceu em 16 de fevereiro de 2010 em Santiago. Sua família consanguínea e sua família Biodanza mantêm vivo seu trabalho inovador desenvolvendo potenciais humanos através de escolas e classes abertas por todo mundo.

Frases de Rolando Toro

“Ninguém encontrará harmonia senão através de atos de encontro e vinculação que permitam unificar as partes isoladas.”

“Harmonia é movimento – amor, função hipotalâmica de comunicação e contato, risco, luta e cuidado por estabelecer pontes que circule a energia vital.”

“A técnica de harmonia profunda é a conexão com a vida através do movimento, a música, o olhar, o contato, o sorriso, o abraço, a dança.

“Harmonia é renascer no outro e na natureza.”